quinta-feira, 4 de setembro de 2008

ATIVIDADE 7

1- Discutir nos grupos do trabalho da aula anterior se:

a) Houve a constituição de redes sociais?

Sim, houve, principalmente pela forma como o grupo fora constituído. Membros de um determinado grupo tendem a pensar de forma semelhante, guiados por valores comuns dentro desse grupo. Quando juntamos pessoas que não estavam acostumadas a interagir entre si, obtivemos, através de um brainstorm, perspectivas variadas para o mesmo problema. Esse processo de interação constitui uma rede social, agrupando indivíduos que vem de estruturas sociais distintas e fazendo com que eles interajam entre si.

b) Como o capital social atuou nas interações do grupo?

O capital social dentro do grupo foi predominantemente cognitivo, pois o grupo se estruturou a partir de um processo de troca de informações e conhecimento para que se alcançasse um objetivo em comum. O capital social permaneceu no primeiro nível, pois o único motivo da junção fora uma necessidade em comum: solucionar um problema. Talvez essa forma de estruturação configure um valor social normativo, validando o grupo apenas para aquela situação específica, embora não existissem, de fato, regras dentro da organização.

2) Relacione o processo realizado pelo grupo com aspectos estudados na disciplina:

A atividade realizada abrange, em primeiro lugar, a própria estruturação de uma rede social no que se refere à formação do grupo e ao estabelecimento de um capital social cognitivo, representando a troca de informação dentro desse grupo. O processo em si apresenta-se como uma estrutura hipertextual. Trabalhamos com elementos principais que funcionariam como nós centrais, de onde partiriam todas as ramificações para a formação de um determinado grupo, que teriam, também, ligações entre si. Esse nós centrais seriam também conectores aos demais grupos, organizado-os de forma linear. Eles foram: Atitude -> Ação -> Comunidade Ativa -> Avanço -> Solução -> Certeza. Cada um deles era peça-chave dentro de um seleto grupo, organizando-os e os conectando aos demais elementos-chave. Os integrantes de cada grupo também funcionariam como conectores, porém eles conectariam aos demais participantes o seu conhecimento.

3- Discutir:

A) O que é um MEME?

Richard Dawkins, um cientista evolucionista, apresentou em 1976 o termo “mimeme”. Mas a idéia era dar conta de explicar as transmissões culturais analogamente à transmissão dos genes, daí o termo foi reduzido para um parecido com “gene”, o “meme”, que está relacionado à memória. Nesse sentido, os genes se propagam de “corpo” em “corpo” através dos espermatozóides e os memes se propagam de “cérebro” em “cérebro” através de um processo de imitação de idéias. O meio de transmissão depende da influência humana em várias formas, a palavra escrita e falada, o exemplo pessoal, e muitas vezes com o auxílio de músicas, imagens e slogans. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se.

B) Como o MEME pode ser relacionado com as redes sociais na Internet?

Utilizando outros aplicativos e sites da Web, quando as pessoas não sabem usar elas procuram outras que sabem para que possam ajudá-las, ocorrendo no MSN, Orkut, Twitter, blogs e etc.

C) Proponha um MEME:

Utilização de frases no MSN, onde qualquer pessoa copia.

Nenhum comentário: