terça-feira, 16 de setembro de 2008

Atividade 5

1) Virtualizar um espaço concreto que ainda não esteja virtualizado (no blog).

Virtualizar é de alguma maneira tornar disponível no mundo virtual, um lugar, uma foto, um vídeo, etc. Nesse caso, eu virtualizei a fachada de um canil que pretendo construir.



2) Procure seu endereço no Google maps e investigue o que há sobre você no Google e faça o mesmo com um colega. Analise o que foi possível descobrir a respeito do colega.Discuta como os rastros no ciberespaço podem atuar na vigilância dos indivíduos.

Pesquisando o meu nome na internet, encontrei vários sites com o meu nome, um primeiro site onde encontra-se a publicidade do meu canil. O segundo site que encontro meu nome, é da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, onde sou sócia. Um terceiro site é a lista de aprovados do vestibular 2005. Depois o meu próprio site do canil, e vários outros sites ligados à cinofilia.
Pesquisando o nome de uma amiga, encontrei o nome dela na lista de aprovados do curso de Medicina Veterinária na UFPel.
Temos que tomar cuidado com este rastro virtual que deixamos, pois sem perceber disponibilizamos para qualquer pessoa nossos dados pessoais. Em uma das páginas que encontrei meu nome na internet, tem meu endereço completo e telefone. No mundo de hoje, deixar dados de bandeja para pessoas maldosas é perigoso, podem utilizar estes dados para falsificar documentos, ou mesmo tentar dar golpes em nossos familiares como os famosos seqüestros forjados ao telefone.


3) Discuta como o ciberespaço pode ser utilizado para a educação, a partir de exemplos como o Second Life.

O ciberespaço pode ser utilizado na educação para aproximar as pessoas em um mundo virtual, ele facilita a comunicação através do computador com a chagada da internet, já que hoje em dia está mais complicado a aproximação no mundo real.O second life é um simulador da vida real, pode realizar conferencias em tempo real. Ele disponibiliza ações como:

# Competição econômica: é possível ganhar e perder dinheiro e bens dentro do sistema. É possível ter emprego, ser empresário, comerciante etc.
# Competição social: é possível também participar de grupos sociais privados (somente convidados), mudar a aparência, construir casas, comprar carros e outros tipos de objetos de luxo.
# O visual geral do sistema é lúdico, ou seja, é um composto de objetos modelados a partir de desenho vetorial 3D combinadas com texturas. É um mundo surreal onde quase tudo é possível: é possível voar, construir qualquer tipo de objeto, cair de metros de altura sem nada acontecer, teletransportar-se, ser imortal, entre outras coisas que fogem bastante da realidade.
# Dentro do sistema é possível algumas competições esportivas como: corrida de cavalo, corrida de carros de fórmula um, corrida de motos, basquete, futebol etc.

Existem projetos da grandes universidades universidades brasileiras e outras estrangeiras que exploram esse ambiente do ponto de vista educacional.


4) Analise o potencial positivo e negativo do ciberespaço para as relações humanas.

O mundo virtual tem aspectos positivos e também negativos.
O ciberespaço é o espaço das comunicações, acredito que é hoje em dia indispensável na vida das pessoas, muito importante para o relacionamento de indivíduos em geral. Através dele, podemos nos comunicar com pessoas que estão distantes ou pessoas com interesses comuns, ficar atualizados com as noticias do mundo, fazer pesquisas de infinitos assuntos, lançar produtos para venda, ou seja, inúmeras utilidades que sem elas, dificultaria em triplo a vida das pessoas.
Como exemplo disso posso citar o meu trabalho com o meu canil, onde pude criar um site particular, mostrar meus animais, vender filhotes, publicar notícias, acontecimentos e resultados de exposições, como também me ajudou muito no início da minha criação onde pude conhecer as mais variadas linhas de sangues de cães do mundo todo.Talvez de forma negativa, seja as pessoas que utilizam-se deste meio para fazer golpes, clonar páginas e perfis, enviar vírus, roubar senhas de cartões, ou mesmo utilizar mecanismos de conversas para seqüestrar pessoas ou mesmo seduzir crianças e praticar pedofilia.

Nenhum comentário: