terça-feira, 4 de novembro de 2008

Atividade 12

1) Visitar os sites abaixo, fazendo uma busca por tele-entregas de comida em Pelotas.

http://www.ask.com/
http://www.google.com.br
http://www.yahoo.com.br
http://www. altavista.com
http://www.hotbot.com

a) Quantos resultados cada um encontrou?

Ask encontrou 320 resultados
Google encontrou 1.280 resultados
Yahoo 104 resultados
Altavista 292 resultados
Hotbot encontrou o Yahoo+ lyGo + MSN.

b) Qual mostrou os resultados mais relevantes? Por quê?

O Google foi o site de procura que mais apresentou resultados, na busca feita aos sites de tele entrega, apresentou links com acesso a tele listas o que permite achar outros sites de tele entrega.

c) Quantos links “patrocinados” apareceram?

Diretamente sobre o assunto pesquisado, não foi encontrado nenhum, mas o ask.com teve alguns links secundários patrocinados.

d) Como cada buscador utiliza a propaganda?

Um site de busca que utiliza a propaganda, é o ask.com com os links patrocinadores, porém foge um pouco das palavras chave.

e) Como funciona o mecanismo de cada um dos buscadores?

Ask e o Google, conseqüentemente, devido a sua grande procura e relevância, com conteúdos muito próximos entre um e outro,os resultados tem mais links. O HotBot efetua a pesquisa utilizando-se de outros buscadores, como Yahoo.O Yahoo e o Altavista, canalizam suas buscas por palavras separadas, e por cada termo, na maioria das vezes os resultados buscados as palavras chaves aparecem isoladas das demais, com grande problemas para relacionar tele entrega, lanches, seja qual fosse a ordem.

2) A partir da atividade acima, discuta como os sistemas de busca e os links podem influenciar a economia digital.

Podem influenciar no sentido que nos sites de busca temos muita procura e agilidade na busca, muito acesso, e são bem organizados. Assim sua publicidade atinge diversas empresas, as pessoas olham e compram, circulando capital que posteriormente parte dele será destinado a publicidade da empresa, podendo ter uma boa economia para sua empresa, hoje em dia fizemos muitas buscas pelas redes, isso antigamente não existia, então ficaria inviável investir em publicidade na rede,pois não teriam nenhum retorno financeiro com isso.

3) Poderíamos dizer que na Internet há novas formas de capital? Quais seriam?

Sim, pois imaginamos que uma empresa coloca seu produto (site) em um site com muitos acessos diários, o site da sua empresa tem muito mais chances se ser encontrado ficando assim conhecido seu produto, posteriormente pode ter boas venda no mercado, devido a sua visualização na busca, a informação do produto vai aparecer mais rápido tendo seu link em diversas buscas, a internet publica mais rapidamente, e pode ser mais fácil gerar um capital para essa empresa, com essa publicidade, se a empresa tiver um site melhor será sua divulgação.

4) Como a Internet influencia a economia hoje? Dê exemplos.

Os mercados eletrônicos, e em especial os de busca estão crescendo e as oportunidades de lucros crescem junto, a partir da criação de dispositivos digitais poderão virar uma grande escolha para o consumidor na medida em que saibamos usar devidamente. Exemplo de uma economia digital nas grandes redes são os sites de busca, com excelentes lucros, como o bem conceituado portal Google.

Nenhum comentário: